Conexões Municipalistas: CNM, FAMUP e PMJ realizam encontro de prefeitos em Juripiranga.

Estabelecer um diálogo com os prefeitos acerca de uma pauta de interesse dos municípios paraibanos.

Este foi o objetivo do encontro intitulado “Conexões Municipalistas” realizado nesta quarta-feira dia 28 de novembro na cidade de Juripiranga, que reuniu prefeitos de região do Litoral Sul da Paraíba.

O evento foi uma iniciativa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em parceria com a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP–PB) e que teve a cidade de Juripiranga sediando o evento, sendo realizado nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Juripiranga.

Como anfitrião do evento, o prefeito de Juripiranga, Drº Paulo Dália, saudou os gestores municipais convidados e presentes, congratulando-se também com os mediadores do evento, que foram o presidente da FAMUP, Tota Guedes, o diretor executivo com a entidade, Pedro Dantas, o técnico da CNM, Eduardo Stranz e a advogada Tatiana Amaral, especialmente convidada pela FAMUP e a CNM para o evento.

Em sua fala de abertura, o prefeito Drº Paulo Dália, destacou a importância do evento, que vem sem sendo articulado há meses, ressaltando também a importância diálogo e da pauta comum entre os gestores municipais da região, que serve para fortalecer o pleito junto ao Governo Federal, dos investimentos fundamentais para o desenvolvimento dos municípios.

O presidente da FAMUP-PB, Total Guedes, reafirmou o papel essencial do movimento municipalista, que vem defendendo as demandas municipais há mais de 20 anos, lembrando que as principais conquistas dos municípios, mesmo em meio as dificuldades do cenário econômico e político nacional, foram frutos da luta da CNM.

O técnico da CNM, Eduardo Stranz, falou entre outras coisas sobre a importância da Marcha dos Prefeitos, que acontecerá em Brasília entre os dias 08 e 11 de abril de  2019, onde será possível aprofundar a pauta que os prefeitos apresentam ao Governo Federal. O mesmo durante o evento, também prestou assistência aos gestores presentes, tirando-lhes as dúvidas sobre os mais variados temas que permeiam a administração pública municipal.

A advogada Tatiana Amaral, instrutora de alta performance para executivos da empresa Mastermind, uma das principais escolas de  desenvolvimento de líderes no Brasil, abordou aos prefeitos presentes sobre conhecimentos de gestão de pessoas, explicando as diversas técnicas e métodos para um gerenciamento eficaz no serviço público.

Ainda durante o evento, foram exibidos vídeos institucionais sobre a estrutura da CNM e sua atuação através das redes estaduais, microrregionais e os consórcios, evidenciando as conquistas por estado e as respectivas emendas parlamentares, fruto de grande articulação e parceria com os diversos pela entidade.

Também foram detalhados os aspectos técnicos das gestões municipais no que se refere ao FPM (Fundo de Participação dos Municípios), SICONV (Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal) e o RAP (Restos a Pagar), uma seara importante que norteia os serviços públicos municipais.

Ao final, o prefeito Drº Paulo Dália, destacou o evento com sendo um sucesso e um importante fórum para a construção de uma agenda comum, que venha atender os principais anseios da população dos municípios envolvidos.

Realização: Prefeitura de Juripiranga, CNM  e FAMUP-PB.