Conferência Municipal de Educação debate as propostas do município.

Garantir o futuro da educação do município através de proposições que permitam a aplicação dos recursos disponíveis de forma criativa, assim como mobilizar a sociedade juripiranguense para acompanhar e avaliar o cumprimento do Plano Nacional de Educação. Estes foram os principais fundamentos para a realização da Conferência Intermunicipal Popular de Educação., que aconteceu nesta terça-feira dia 19 de dezembro no plenário da Câmara Municipal de Juripiranga reunindo gestores escolares, coordenadores, supervisores, professores e demais profissionais da educação municipal.

Sob o tema “Implementar os Planos de Educação e Defender uma Educação Pública de Qualidade Social, Gratuita, Laica e Emancipadora”, a conferência reuniu diversas autoridades do município.

Participaram do evento o prefeito de Juripiranga, Drº Paulo Dália, o secretário de educação do município, Rodrigo Cavalcanti e o secretário de administração e planejamento, Osmar Anízio.

Para compor a mesa, foram convidados representantes do Conselho Municipal de Educação (gestora escolar Ana Lúcia), dos profissionais de educação estaduais (Professora Edilza), dos gestores municipais (Fernanda Andrade), do Conselho Tutelar Municipal (Wellington Oliveira) e do SINTRANS (Neto Queiroz).

O secretário de administração e planejamento, Osmar Anízio, falou sobre a importância em se debater o futuro da educação do município formulando propostas que possam alavancar o ensino público e parabenizou os educadores municipais pela premiação obtida na avaliação do Projeto SOMA – Pacto pela Aprendizagem da Paraíba, lembrando que o município conseguiu com muito empenho antecipar as metas estabelecidas para a educação em quase dois anos, o que sinaliza um grande avanço do ensino público em Juripiranga.

A representante do Conselho Municipal de Educação, a professora Ana Lúcia, também destacou o importante papel que é realizar a Conferência Municipal de Educação para as políticas públicas de educação, evidenciando também a Escola Municipal Salvino João Pereira, onde a mesma ocupa o papel de gestora escolar e que tem preparado os seus alunos para os grandes desafios e que tem diversos alunos aprovados em certames estaduais e nacionais.

O Conselheiro tutelar Wellington Oliveira ressaltou a importante parceria entre as secretarias municipais e o Conselho Tutelar Municipal que possibilitam a formatação e realização de diversas ações como a recente campanha antidrogas numa parceria entre a Secretaria de Educação municipal e o Conselho Tutelar.

O prefeito Dr. Paulo Dália também participou da conferência e na sua fala, parabenizou à toda comunidade escolar pela dedicação que consequentemente culminou com o grande destaque na avaliação do projeto SOMA, onde o município ficou entre os quatro destaques do programa em nível de melhora na alfabetização e letramento entre os 70 municípios com melhores índices em Língua Portuguesa e Matemática nas avaliações somativas, uma coroação aos profissionais da educação municipal. Também falou que o trabalho para buscar cada vez mais a melhoria da educação é permanente e vai continuar.

O secretário de educação municipal, Rodrigo Cavalcanti, se encarregou de apresentar aos participantes da conferência a finalidade do evento e de como desenvolver a elaboração das propostas por meio de eixos temáticos, que constituirão um documento com as proposições do município que serão apresentadas na Conferência Estadual de Educação.

Após a explanação de Rodrigo, os presentes se dividiram em quatro grupos, que passaram então a trabalhar na elaboração das propostas. Por fim, foram escolhidos delegados que irão representar o município na Conferência Estadual de Educação.

Realização: Prefeitura de Juripiranga, Secretaria de Educação do município.