Escola Ronaldo apresenta projeto sobre diversidade cultural

Buscando fazer um resgate dos valores imateriais que formam a identidade do Brasil, a Escola Municipal de Ensino Infantil Governador Ronaldo Cunha Lima, da rede municipal de ensino de Juripiranga, realizou na última quinta-feira dia 28 de novembro, a belíssima apresentação de um projeto que explorou o tema da diversidade cultural, num verdadeiro desfile das mais variadas manifestações populares.

Para abrilhantar ainda mais o evento, marcaram presença as representações das escolas municipais José Grimaudo, Josefa Alexandrina, Maria José Borba, Centro Municipal de Educação Prefeito Arnaldo Mouzinho, da zona urbana, além das escolas Antônio Pedro, José Abdon e Teonas da Cunha Cavalcanti, localizadas na zona rural do munícipio.

A apresentação do projeto foi distribuída pelas salas de aula da referida unidade escolar, cada uma com uma temática cultural diferente, que foram os seguintes:

Diversidade étnica nas histórias Infantis;

Diversidade Musical (Cantigas, danças e instrumentos);

Diversidade cultural (Artesanato, vestimentas e costumes);

Diversidade culinária Regional (Comidas típicas das regiões do Brasil);

Nossa escola também tem Diversidade (Cor e raça);

Diversidade inclusiva (Teatro com fantoches);

Diversidade e Arte (Sala de pintura no rosto e no quadro).

A capoeira também foi representada durante o evento, uma das representações culturais de matriz africana, mais praticadas no Brasil.

Todas as apresentações culturais foram executadas pelos próprios alunos da escola, que se empenharam e se envolveram no projeto, além de se apresentar brilhantemente.

O projeto “Diversidade Cultural” da Escola Ronaldo, foi uma iniciativa da coordenadora Raquel Pontes, contando com todo o apoio da gestora Milena Araújo e da coordenadora Maria Geísa, e a participação ativa de professores, monitores e alunos, numa bela demonstração de união e mobilização em prol da nossa cultura.

Realização: Prefeitura de Juripiranga, Secretaria de Educação do município.