Julho Amarelo: Mobilização em Juripiranga alerta para a prevenção de hepatites virais.

Marcando o mês de conscientização sobre as hepatites virais, a Secretaria de Saúde de Juripiranga realizou nesta terça-feira dia 30 de julho a campanha “Julho Amarelo”, numa mobilização que reuniu profissionais de saúde do município, ofertando à população, uma série de atendimentos relacionados ao tema, que compareceu em bom número.

O prefeito de Juripiranga, Dr Paulo Dália, recebido pela secretária municipal de saúde, Dalvaci Maria, prestigiou a ação, acompanhando as atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde.

O público presente na mobilização, que ocorreu na Policlínica Municipal, teve a sua disposição em uma “Tenda da Saúde”, diversos procedimentos como testagem rápida de sífilis, HIV e hepatites virais, vacinação contra tríplice viral e tétano, além de aferição de pressão arterial.

Ainda durante a campanha, foram realizados exames citológicos, mamografia com a presença da unidade móvel  “Amigo do Peito”, aferição de pressão arterial e o público que compareceu também participou de palestras educativas ministradas pela Dra Maryane Bezerra, voltadas para a educação em saúde.

Um dia inteiro de ações voltadas para a conscientização da população juripiranguense sobre os cuidados com as hepatites virais que acometem o fígado, problema de saúde pública que ao longo dos últimos 10 anos recebeu uma atenção especial das autoridades em saúde no Brasil, o que significou uma redução de 7% na detecção de casos de hepatites virais neste período, divulgado no Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde na última segunda-feira dia 22 de julho.

As hepatites virais são doenças infecciosas causadas por vírus que atacam o fígado. Existem vários tipos de hepatites virais (A, B, C, D, E), sendo a hepatite A, B e C as mais comuns no Brasil. Essas doenças constituem atualmente um problema de saúde pública em todo o mundo.

E a Secretaria de Saúde de Juripiranga ao longo da atual gestão, tem se comprometido em trabalhar em prol do combate da enfermidade no âmbito municipal, com a realização de campanhas como esta, assim como ações permanentes e pronto atendimento nas Unidades Básicas de Saúde do município.

Realização: Prefeitura de Juripiranga, Secretaria de Saúde do município.