Juripiranga celebra a Semana da Pátria com grande desfile cívico

Nesta quinta-feira dia 05 de setembro, a Prefeitura de Juripiranga, através da Secretaria de Educação do município, realizou as comemorações alusivas a Independência do Brasil, que em 2019 completa 197 anos, comemorados neste sábado dia 07 de setembro.

A programação teve início logo cedo, com o hasteamento das bandeiras em frente a Prefeitura e que contou com a participação do prefeito, Dr Paulo Dália Teixeira, secretários municipais, vereadores e a população que compareceu neste ato solene, além da apresentação da Banda Marcial de Juripiranga, José Gildo Barbosa.

A celebração teve continuidade com o grande desfile cívico das escolas da rede municipal, estadual e particulares de Juripiranga, iniciando às 3 da tarde, num corredor montado na Avenida Brasil, onde o público pode prestigiar as apresentações da unidades escolares do município.

Estiveram especialmente presentes no palanque montado para o desfile, diversas autoridades municipais, como o prefeito Dr Paulo Dália Teixeira, a primeira-dama do município, Dra Débora, o vice-prefeito, Dr Marcos Henrique, secretários municipais, vereadores e os gestores escolares, conduzindo as suas referidas instituições de ensino.

Abrindo o desfile, o Centro Municipal de Educação Prefeito Arnaldo Mouzinho, unidade escolar recem inaugurada e que abriga alunos do ensino infantil e creche do município, que tem como gestora escolar, Adriana Anízio, desfilou pela primeira vez e trouxe o tema “Nosso Reino Encantado”, fazendo uma bela apresentação com a participação cativante dos pequenos, sendo bastante aplaudida pelo público presente.

Em seguida, a Escola Municipal Infantil Governador Ronaldo Cunha Lima, que tem como gestora a professora Milena Araújo, fez um belo desfile que homenageou o artista plástico carioca Ivan Cruz, famoso por retratar o universo infantil em suas obras, sendo apresentadas ao longo do desfile da escola, sendo bastante aplaudida pelos presentes.

Na sequência, a Escola Municipal Vereador José Grimaudo Tavares, que tem como gestora a professora Sandra Nascimento, entrou na avenida com um desfile que trabalhou o tema “Educação como ferramenta de Transformação” apresentando os projetos de sucesso implementados na unidade escolar, além das atividades diversificadas que buscam melhorar a qualidade do ensino da comunidade atendida, tendo sido também aplaudida pelos espectadores presentes no evento.

A Escola Municipal Salvino João Pereira, sob a gestão escolar da professora Ana Lúcia, também participou do desfile, homenageando o escritor paraibano José Lins do Rego, considerado um dos maiores romancistas regionalistas da literatura brasileira, onde a escola mostrou a sua biografia, além de apresentar diversas atividades desenvolvidas na referida escola, como o projeto “Café com Poesia’, desenvolvido todos os anos pela escola e que este ano teve como tema as obras de José Lins do Rego, num desfile bastante aclamado pelo público.

Com o tema “Eu mudo o mundo através da educação”, a Escola Municipal Josefa Alexandrina, que tem como gestora a professora Fernanda Andrade, apresentou no desfile as suas atividades e projetos realizados ao longo do ano, que priorizam a educação para o desenvolvimento dos alunos. O desfile da escola também exaltou as potencialidades de Juripiranga e seus filhos ilustres, personificados na pessoa do cordelista J. Lima, que fez uma participação especial no desfile, fazendo declamações em ritmo de cordel, arrancando aplausos da plateia.

As escolas Antônio Pedro, José Abdon e Teonas da Cunha Cavalcanti, localizadas na zona rural de Juripiranga e que pertencem a rede municipal de ensino, tendo como gestor o educador Edson Diniz, trouxeram a avenida o tema do meio ambiente, mostrando a preocupação e o envolvimento das referidas escolas em preservar a nossa natureza. O desfile mostrou os trabalhos e projetos desenvolvidos para os alunos da zona rural como a reciclagem por meio do projeto “Asa Verde”, além do plantio de árvores, entre outras. O público presente gostou e aplaudiu bastante a performance das escolas.

Com o tema “Matematicando: Brincando e Aprendendo”, a Escola Municipal Maria José Borba, sob a gestão da professora Maria Aparecida, apresentou os diversos projetos e atividades para os alunos que facilitam de forma lúdica, através de jogos educativos o ensino da matemática, tão importante para a formação do alunado. A matemática esteve presente durante todo o desfile da escola, colaborando para desfazer o mito da matemática como uma matéria difícil, mostrando que é possível atrair a atenção dos alunos através de uma metodologia interessante e inteligente.

Também desfilaram as escolas Demétrio Toledo e Teonas da Cunha Cavalcanti, unidades pertencentes à rede estadual, localizadas no município e as escolas municipais da rede privada de ensino.

Bandas Marciais diversas também se apresentaram na avenida, como a Banda Marcial da cidade de Santa Rita, convidada para o evento e as bandas marciais Josmar José Dias e Antônio Nunes Machado, de Ibiranga. Ainda se apresentaram a Banda Marcial Leões Dourados de Juripiranga e fechando o desfile com “chave de ouro”, a Banda Marcial José Gildo Barbosa, tradicional banda marcial juripiranguense, que levantou o público com uma apresentação impecável.

O desfile se configurou como uma grande maratona de civismo e amor a pátria, onde a Secretaria Municipal de Educação proporcionou aos juripiranguenses um grande espetáculo, construído de forma coletiva, com a participação das escolas, que estimularam também a interação dos alunos com a organização do evento, dando um exemplo de que, quando o trabalho é feito com dedicação, os resultados são os melhores possíveis.

Realização: Prefeitura de Juripiranga, Secretaria de Educação do município.