Juripiranga: Profissionais participam de capacitação de Educação Permanente em Saúde.

Pensando em aprimorar tecnicamente os profissionais em saúde do município, a Prefeitura de Juripiranga, através da Secretaria Municipal de Saúde deu início nesta terça-feira dia 01 de outubro a uma série de atividades de Educação Permanente em Saúde, tendo como base em seu Plano Municipal.

As primeiras atividades aconteceram na Câmara Municipal de Juripiranga e neste primeiro momento os profissionais em saúde estão participando de oito cursos de aperfeiçoamento na modalidade presencial, com carga horária de 16h e 8h, que serão os seguintes:

– Processo de Trabalho das ESF;

– Processo de Trabalho do NASF;

– Processo de Trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde;

– Acolhimento na Atenção Primária;

– Gestão da Clínica (Projeto Terapêutico Singular, Genograma e Ecomapa );

-Introdução ao Planejamento Estratégico em Saúde;

– Introdução à Política de Educação Permanente em Saúde;

– Introdução ao Autismo, Novas Abordagens Terapêuticas e  Papel dos Pais).

Os módulos contarão com a participação de trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde com nível médio ou superior.

O objetivo é qualificar os trabalhadores da saúde, para atuar como articuladores de Educação Permanente e Humanização em seu local de trabalho, visando também trabalhar com a perspectiva de construir nos espaços locais a capacidade de pensar de forma articulada aos princípios do Sistema Único da Saúde, além de qualificar as ações profissionais e o desenvolvimento das equipes de saúde e dos agentes sociais, buscando promover a atenção integral á população com qualidade e resolubilidade, articulando as redes de serviços e fortalecendo a autonomia das pessoas no cuidado a saúde.

A aplicação da Educação Permanente em Saúde pela Secretaria de Saúde de Juripiranga se configura como uma proposta de aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações e se baseia na aprendizagem significativa e na possibilidade de transformar as práticas profissionais.

Realização: Prefeitura de Juripiranga, Secretaria de Saúde do município.