Juripiranga realiza 8ª Conferência Municipal de Assistência Social

O Conselho Municipal de Assistência Social de Juripiranga em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do município, realizou nesta terça-feira dia 10 de setembro, a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social, um importante momento para debater as propostas da assistência social no município, no estado da Paraíba e no Brasil.

O evento foi realizado no plenário da Câmara Municipal de Juripiranga e contou com a presença de autoridades municipais, como o prefeito do município, Dr Paulo Dália Teixeira, o presidente da Câmara Municipal, vereador Tiago Mariz e o secretário de planejamento e administração, Osmar Anízio.

A conferência também reuniu gestores escolares, professores, mães das crianças e adolescentes usuárias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV – de Juripiranga, beneficiários do programa Bolsa Família, além dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e da secretaria municipal de Desenvolvimento Social.

O evento contou com a apresentação cultural da Banda de Flautas do SCFV, que é um dos belos resultados da oficina de música do serviço, que vem revelando ao município, talentos mirins no mundo da música, num trabalho de resgate social muito importante.

O prefeito Dr Paulo Dália Teixeira falou inicialmente, parabenizando o Conselho Municipal de Assistência Social de Juripiranga a Secretaria de Desenvolvimento Social do município pela realização do evento, lembrando que o espaço é a oportunidade da população dar sugestões e participar das políticas de proteção social do município. Destacou também que a gestão municipal vem trabalhando nas ações de desenvolvimento social, e que mesmo diante das dificuldades impostas pelas crises dos últimos tempos, vem implementando projetos que estão mudando a vida de muitas pessoas inseridas no âmbito da vulnerabilidade social no município.

Após a leitura protocolar do Regimento Interno da conferência, foi chamada como convidada para ser a conferencista do evento pelo Conselho Municipal de Assistência Social, a secretária de Desenvolvimento Social de Juripiranga, Marta Marinho,  abordando em sua fala o tema da conferência deste ano intitulado “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social”, destacando que o encontro é uma grande oportunidade dos diversos segmentos da comunidade juripiranguense participarem e discutirem acerca das propostas que possam de fato serem implementadas no dia a dia da população que necessita dos serviços sociais do município. Também falou da preocupação constante com os desafios enfrentados pela assistência social no Brasil, com a chegada do novo governo, que vem promovendo um verdadeiro desmonte das políticas sociais conquistadas ao longo dos últimos anos, penalizando as pessoas que mais precisam.

Em seguida, foram apresentados os eixos temáticos da conferência deste ano, que foram:

Eixo 01 – Direito do Povo;

Eixo 02 – Financiamento Público;

Eixo 03 – Participação Social.

Depois da apresentação dos eixos temáticos, foram formados grupos de trabalhos por eixos, onde cada conjunto pode discutir e apresentar propostas que seriam elencadas pelo grupo e serem apreciadas na plenária final. Depois de intensos debates, foram eleitas e apresentadas as propostas que serão levadas pelo município para a Conferência Estadual em breve.

Ao final, também foi realizada a escolha dos delegados e seus respectivos suplentes que representarão o município na Conferência Estadual, que foram eles:

Delegada: Elizângela Vital

Suplente: Mayara Karoline da Silva Ferreira

Delegada: Vitória Pereira de Souza

Suplente: Neusa Gonçalves da Silva

A Conferência Estadual de Assistência Social, na sua 12ª edição, será realizada nos dias 17 e 18 de outubro de 2019 em João Pessoa – PB.

Prefeitura de Juripiranga. Secretaria de Desenvolvimento Social do município.

Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)

Fotos: Arthur Marinho, Priscila Oliveira