Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) é implantado nas Unidades Básicas de Saúde de Juripiranga

Priorizando o dinamismo no atendimento médico por meio da digitalização, tendo como suporte as mais modernas tecnologias, a Prefeitura de Juripiranga, através da Secretaria de Saúde do município, implantou o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município (UBS).

Acompanhamos a secretária de saúde de Juripiranga, Dalvaci Maria, em uma visita as UBS, para verificar como anda a implementação do novo sistema e as primeiras impressões dos profissionais em saúde do município em relação a nova forma de atendimento.

Na prática, o PEC facilita as consultas médicas na Rede Municipal de Saúde permitindo a agilização do atendimento, uma vez que todo o histórico do paciente fica armazenado num sistema totalmente informatizado, o que impacta na precisão dos diagnósticos e na prescrição de medicamentos e encaminhamento de exames, qualificando a relação médico-paciente.

Agora, apenas portando o cartão do SUS, o usuário se dirigirá para qualquer uma das UBS e de forma dinâmica e precisa, o médico plantonista fará a consulta com base no histórico do paciente.

Com pioneirismo, o município de Juripiranga fez a implantação do PEC na Rede de Saúde do município sem recorrer a uma empresa terceirizada, utilizando o talento dos técnicos juripiranguenses em TI lotados na Secretaria Municipal de Saúde, que com empenho e maestria, conseguiram dominar a tecnologia e implementá-la no atendimento, sendo o único município da região a administrar o PEC por conta própria.

Para a enfermeira Aline, a implantação do PEC deu uma grande guinada no atendimento cotidiano dos pacientes usuários das UBS, podendo agora o profissional médico ter na tela do computador, todo o histórico clínico anterior dos mesmos, agilizando a consulta, além de representar um resguardo permanente dos dados da população, garantindo muito mais segurança.

Já para o Drº Fábio, a implantação do PEC mudou positivamente a dinâmica das consultas durante o plantão, por proporcionar ver com exatidão o histórico clínico e medicamental do paciente, o que elimina perda de tempo para se chegar a uma definição do diagnóstico e as medidas a serem tomadas ou possíveis exames que se façam necessários.

A secretária de saúde, Dalvaci Maria, destacou que a implantação do PEC está sendo um sucesso e que o objetivo do sistema que é de reunir todas as informações do paciente, está sendo colocado em prática de maneira muito útil, permitindo um atendimento seguro e eficaz para a população.

Para que o PEC fosse implantado com sucesso, a atual gestão municipal não mediu esforços, dando prioridade através de um sólido investimento para informatizar todas as Unidades Básicas de Saúde e disponibilizar internet para o uso do sistema.

Um momento importante que representa a chegada de um inovador instrumento de trabalho, que sem dúvida irá revolucionar a forma de se relacionar entre os profissionais da saúde do município e a população, principal beneficiada com a implantação do serviço.

Realização: Prefeitura de Juripiranga, Secretaria de Saúde do município.