Secretaria de Educação de Juripiranga se prepara para o ano letivo realizando Semana Pedagógica.

Considerada de grande relevância e pontapé inicial para o desenvolvimento do ensino público na rede municipal ao longo do ano letivo, a chamada “Semana Pedagógica” foi realizada em Juripiranga entre os dias 03 e 07 de fevereiro, numa iniciativa da Prefeitura de Juripiranga, através da Secretaria de Educação do município.

O evento ocupou durante toda esta semana as dependências da Escola Municipal Salvino João Pereira, que recebeu profissionais de educação como gestores, coordenadores e professores que se debruçaram nas mais produtivas experiências em grupo que ajudarão a enriquecer e melhorar o rendimento dos profissionais em sala de aula.

A “Semana Pedagógica” teve seu início na terça-feira dia 04 de fevereiro com a abertura do evento, mostrando a produção cultural das escolas municipais em apresentações de dança e música e a apresentação do livro “Histórias de Maria Clara”, da escritora mirim Maria Clara, aluna da Escola Grimaudo, que estava acompanhada dos pais, num belo e especial momento. Em seguida, os presentes foram divididos por segmentos em salas de aula, onde discutiram os resultados da prova AMA (Avaliação Municipal de Aprendizagem) realizada no final do ano passado e os seus impactos na educação municipal.

Na quarta-feira dia 04 de fevereiro, em seu segundo dia, a Semana Pedagógica promoveu a organização da Agenda Escolar, onde cada unidade de ensino e seus profissionais estiveram preparando a programação anual de atividades  e os projetos pedagógicos que nortearão o ano letivo de cada uma delas, além da apresentação das salas e turmas aos professores.

Na quinta-feira dia 05 de fevereiro, o evento continuou com a divisão dos participantes por segmento, onde os grupos foram divididos em Fundamental I, com suporte da coordenadora pedagógica Jane Cleide e o Fundamental II com suporte do coordenador Leandro. Os dois grupos discutiram a BNCC (Base Nacional Curricular Comum) e sua nova estrutura de ensino fazendo uma reflexão prática e teórica sobre o tema, assim como também debateram acerca de todo processo do trabalho com sequências didáticas, que são um conjunto de atividades articuladas e que são planejadas com o objetivo de atingir um resultado didático e o PPP (Projeto Político Pedagógico).

E no último dia, nesta sexta-feira dia 07 de fevereiro, a culminância da Semana Pedagógica já foi com as equipes de profissionais das escolas “colocando a mão na massa”, realizando o Planejamento Bimestral, com a produção do plano de ensino, tendo em vista que as aulas da rede municipal de ensino já se iniciarão nesta próxima segunda-feira dia 10 de fevereiro.

Uma semana bastante produtiva e estimulante para os profissionais da educação em Juripiranga, que saíram das capacitações da “Semana Pedagógica”, preparados para conduzir com qualidade técnica a grande jornada do ensino público municipal em 2020, que promete ser desafiadora para toda a comunidade escolar do município.

Realização: Prefeitura de Juripiranga, Secretaria de Educação do município.