Secretaria de Saúde comemora o Dia dos ACS’s e ACE’s.

Descontração, participação e muita celebração.

Foi assim comemorado na tarde desta quarta-feira dia 03 de outubro, o Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, da Secretaria de Saúde de Juripiranga.

O evento foi realizado no antigo Centro de Reabilitação e contou com a participação e contou com a participação da secretária municipal de saúde, Dalvaci Maria, dos coordenadores municipais de saúde, além de 31 participantes, sendo 26 entre ACS’s e 05 ACE’s, que foram divididos em 02 equipes, sendo a de uniforme branco intitulada de “Equipe dos Bravos” e a de uniforme azul chamada de “Equipe dos Vitoriosos”, nomes dados pelos próprios participantes para participarem da 1ª Gincana dos Agentes Comunitários de Saúde – ACS e Agentes de Combate a Endemias – ACE.

A Gincana foi bastante concorrida, onde as duas equipes disputaram em competições que envolveram dinâmicas, conhecimentos, atividades lúdicas como desembrulhar presentes, jogos de perguntas e respostas, desfile com o limão na colher, jogo dos copos, dança da laranja, desenhos, dentre outros.

E depois de competição intensa, onde os participantes estavam bastante descontraídos, o resultado final: a “Equipe dos Vitoriosos” (Azul) somou mais pontos e sagrou-se campeã da disputa, sendo bastante comemorada por seus integrantes.

Para encerrar em clima de confraternização entre as duas equipes, foi servido um lanche especial, onde todos se cumprimentaram e festejaram o evento, de forma irmanada.

Para a secretária municipal de saúde, Dalvaci Maria, a comemoração do Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e dos Agentes de Endemias é um reconhecimento do importante papel que estes profissionais desempenham na implementação do Sistema Único de Saúde – SUS – nas comunidades, contribuindo de forma fundamental para que os usuários tenham acesso aos serviços da Atenção Primária à Saúde (APS).

O Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e dos Agentes de Endemias é comemorado em todo o país no dia 04 de outubro e foi instituído oficialmente pela  Lei 11.585/2007.

Realização: Prefeitura de Juripiranga, Secretaria de Saúde do município.