Secretaria de Saúde de Juripiranga realiza sua 3ª Oficina de Educação Permanente em Saúde com os trabalhadores das Equipes de Saúde da família e do Núcleo Ampliado de Saúde Família e Atenção Básica (NASF-AB).

Desde o mês outubro, a Secretaria de Saúde de Juripiranga está ofertando qualificação para os trabalhadores das Unidades de Saúde da Família do município. O objetivo destas oficinas é melhorar o atendimento aos usuários nas unidades, além de promover uma atualização das equipes de saúde e ampliar a capacidade de respostas das mesmas às necessidades de saúde da população do município.

Nos últimos anos, os treinamentos dos trabalhadores foram realizados em parcerias com as Secretarias de Estado da Saúde em João Pessoa, onde representantes das equipes participavam e tinham que multiplicar o que aprenderam com os demais. Em 2018 o município fez adesão ao Programa para o Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde no Sistema Único de Saúde – PRO EPS-SUS, do Ministério da Saúde. O referido programa tem como objetivo geral estimular, acompanhar e fortalecer a qualificação profissional dos trabalhadores da área da saúde para a transformação das práticas de saúde em direção ao atendimento dos princípios fundamentais do SUS, a partir da realidade local e da análise coletiva dos processos de trabalho. A partir desta adesão, o município foi agraciado com recursos para investir em treinamentos de seus trabalhadores, o que está sendo viabilizado com a contratação da empresa T&A Saúde, que estará realizando 12 oficinas de Educação Permanente com todos os trabalhadores no próprio município.

Entre os temas abordados estarão:

– Processo de trabalho das equipes de saúde da família;

– Processo de trabalho das equipes NASF;

– Processo de trabalho dos Agentes comunitários de Saúde;

– Acolhimento na Atenção Básica;

– Gestão da Clínica;

– Planejamento Estratégico em Saúde;

– Educação Permanente em Saúde; e

– Atenção ao Autismo, abordagens terapêuticas e papel dos pais.

Nesta última quarta-feira dia 27 de novembro, as 05 equipes de saúde e a equipe do NASF participaram da oficina com o palestrante Anderson Dias, Sanitarista e Mestre em saúde pública pela Universidade de Brasília, cujo tema foi o processo de trabalho das equipes de Saúde da Família.

Realização: Prefeitura de Juripiranga, Secretaria de Saúde do município.