Secretaria de Saúde inicia Campanha de Vacinação contra a raiva animal.

Foi dada a largada nesta última terça-feira dia 11 de setembro para a campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos, promovida pela Prefeitura de Juripiranga, através da Secretaria de Saúde do município. A mobilização teve seu início pela Zona Rural e brevemente chegará também na Zona Urbana.

Segundo a vigilância sanitária municipal, a meta é vacinar 1470 cães e 544 gatos, resultando no total de 2014 animais no município.

A vacina é necessária por ser a única forma de prevenção. O vírus é 100% letal ao ser humano e tem como meio principal de transmissão, a mordida de animais, especialmente desses mamíferos.

Recomendações:

A Vigilância Sanitária de Juripiranga recomenda que, na hora da vacinação, os cães estejam com coleira e guia. Os gatos devem estar em caixas de transporte apropriadas. Os animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira.

De acordo com os profissionais especializados da área, sintomas como dor no local vacinado, febre e comportamento mais quieto podem ocorrer por até 36 horas após a aplicação da dose.

Todas as vacinas foram repassadas pelo Ministério da Saúde.

A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, sendo incurável e com índice de letalidade próximo a 100%. É uma zoonose viral e todos os mamíferos estão suscetíveis ao vírus da raiva, podendo transmiti-la.

Mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores.

A vacina é a única maneira de controlar a doença.

Realização: Prefeitura de Juripiranga, Secretaria de Saúde do município.