Secretaria de Saúde promove curso de capacitação de Atendimento Pré-Hospitalar.

A Prefeitura de Juripiranga, através da Secretaria de Saúde do município, promoveu entre os últimos dias 02 e 03 de novembro o início do curso de capacitação em Atendimento Pré-Hospitalar voltado para os profissionais do SAMU e da Unidade Mista Municipal.

As aulas iniciais referentes ao curso aconteceram na Câmara Municipal de Juripiranga e contaram com a participação de Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Condutores e da equipe de apoio destas unidades de saúde, totalizando 35 participantes. A mediação do curso ficou à cargo do facilitador, Professor Gilcélio Sarmento, que teve o suporte das técnicas Joyce e Walba e dos monitores voluntários, Júlio e Vera.

Foram abordadas no curso teórico e prático, as técnicas avançadas de Atendimento Pré-Hospitalar para pacientes em situação de parada cardiorrespiratória de uma forma bastante dinâmica e didática, onde os participantes interagiram na prática, protagonizando diversas situações. Além destes aspectos, o curso também explora outros temas, como:

Conceito de Atendimento Pré-hospitalar

Avaliação da cena

Biossegurança

Humanização no APH

Queimaduras

Tipos de choque

Choque elétrico

Avaliação primária e secundaria

Técnica de imobilização

Noções de salvamento aquático

Posição lateral de segurança

Noções de atendimento a hemorragias

Animais peçonhentos

Trauma músculo esquelético

Colocação do colar cervical

Manobra de Heimlich

Utilização de protetor lateral de cabeça

Rolamento 90°, 180°

Atendimento ao paciente em convulsão

Atendimento ao paciente em desmaio

Elevação a Cavaleiro

Movimentação de transporte de vitima com prancha

Restrição de movimento de coluna vertebral (RCM)

Para a secretária de saúde de Juripiranga, Dalvaci Maria, é extremamente importante todo e qualquer processo de aprendizagem no aprimoramento das técnicas em primeiros socorros. Segundo ela, são minutos preciosos e que podem salvar vidas, além de serem fundamentais no que tange o atendimento e o tratamento.

O curso de capacitação terá continuidade nos dias 16 e 17 de novembro no mesmo local, na Câmara Municipal de Juripiranga.

A Secretaria de Saúde busca a excelência nos atendimentos realizados pelos profissionais, através de cursos de qualificação, um processo fundamental para que se possa oferecer um atendimento digno e de qualidade a toda população.

Realização: Prefeitura de Juripiranga, Secretaria de Saúde do município.