Secretaria de Saúde realiza culminância da campanha “Novembro Azul”.

Conscientizar a população masculina no tocante a prevenção contra as doenças do homem, com ênfase no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Esta é a missão da campanha Novembro Azul, que teve seu ponto alto realizado na tarde desta sexta-feira dia 24 de novembro em Juripiranga, nas dependências da Câmara Municipal de Juripiranga.

Marcaram presença no evento autoridades municipais como o prefeito de Juripiranga Drº Paulo Dália Teixeira, a secretária de saúde do município Dalvaci Maria, e o presidente da Câmara Municipal de Juripiranga Tiago Mariz, além de coordenadores e profissionais em geral da Secretaria de Saúde municipal.

Uma programação repleta de serviços voltados ao público masculino foi ofertada, como solicitação de exames (PSA), testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, aferição de pressão arterial, glicemia capilar e vacinação, contando com todo o suporte dos profissionais de saúde do município.

O público masculino se fez presente em grande número e foi ainda contemplado com palestras educativas com o Drº Alan Dutra e o testemunho do deputado estadual Ricardo Barbosa.

Abrindo os trabalhos, o prefeito Drº Paulo Dália falou sobre como é importante o homem se conscientizar de que deve se prevenir fazendo o diagnóstico precoce, lembrando que eles deveriam se inspirar nas mulheres que em geral se previnem melhor do que os homens. Falou também que o município disponibiliza diversos serviços voltados a saúde do homem e que os mesmos devem aproveitar a oportunidade serem consultados por um dos mais renomados urologistas da Paraíba, o Drº Alan Dutra.

O Drº Alan Dutra abriu a sua palestra retribuindo os elogios do prefeito, destacando o seu empenho em disponibilizar a população um serviço de saúde de qualidade e que atenda a todos. Destacou também a importância do exame preventivo do câncer de próstata que quanto mais seja feito com antecipação, maior a chance de cura para os homens.

Explicou em linhas gerais o importante papel da próstata para o aparelho reprodutor masculino e em slides explicou como se dá o câncer nesta glândula que é exclusividade do homem. Também mostrou as diversas formas de tratamento e métodos cirúrgicos que atualmente facilitam o tratamento da doença.

Figura marcante em palestras que abordam a saúde do homem em todo o estado da Paraíba, o deputado Ricardo Barbosa falou para a plateia sobre a sua experiência em ter sido acometido de um câncer de próstata e de ter tido a graça divina de conseguir se curar totalmente da doença sem ficar com sequelas. Disse que o preconceito do homem em se submeter aos exames, sobretudo o do toque, é um tabu que precisa ser vencido, pois é o maior causador do diagnóstico tardio quando a doença já está em adiantado estágio, anulando as chances de cura. Apelou para que os homens de Juripiranga se conscientizem e deixem de lado o preconceito, agradecendo a todos pelo acolhimento, se colocando a disposição da população.

O evento ainda teve uma breve palestra do educador físico Mayron Diego que apresentou as diversas formas de prevenir as doenças relacionadas ao público masculino, com foco nos exercícios físicos, recomendando que os homens reservem 40 minutos diários para as práticas físicas, o que diminui bastante a dependência de remédios.

A campanha Novembro Azul em Juripiranga foi uma iniciativa da Secretaria de Saúde do município que se empenhou durante todo o mês para levar a população masculina a melhor informação e serviços sobre um tema tão importante para a vida de todos.

Realização: Prefeitura de Juripiranga, Secretaria de Saúde do município.