Coronavirus: Juripiranga realiza testagem rápida para pacientes com síndrome gripal.

A Secretaria de Saúde de Juripiranga divulgou a programação que vai contemplar a população do município com a testagem rápida para detecção do novo coronavirus, uma ação realizada em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde da Paraíba.

Segundo a Secretaria de Saúde de Juripiranga, que segue a Nota Técnica 03/2020 do Gabinete de Crise da Secretaria de Estado de Saúde, publicada no último dia 23 de abril, a testagem rápida será voltada aos pacientes acometidos de síndrome gripal  que a partir do 8º dia apresentem os sintomas característicos da doença como febre, tosse seca, dor de garganta e dor no corpo e que são acompanhadas pelo serviço de saúde do município.

Os pacientes de Juripiranga participarão da testagem rápida na Policlínica Municipal de Pedras de Fogo a partir desta quinta-feira dia 30 de abril. Para tanto, a Prefeitura de Juripiranga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está operando uma logística de condução das pessoas, onde os mesmos serão levados para a testagem em uma ambulância reserva específica, sendo acompanhados por enfermeiros que se encarregarão dos procedimentos no local de testagem. A testagem rápida será realizada duas vezes por semana, as terças e quintas-feiras, das 08h00 às 17h00, sempre na Policlínica Municipal de Pedras de Fogo, que é a cidade de referência e atendimento aos juripiranguenses para este fim, determinado assim pela Secretaria de Estado de Saúde da Paraíba.

A testagem rápida será realizada no sistema Drive Thru, ou seja, o paciente será atendido e terá sua amostra de sangue colhida pelos  enfermeiros sem precisar sair do carro, garantindo mais segurança ao procedimento.

É importante o paciente saber que para participar da testagem rápida, deverá obrigatoriamente apresentar documento de identificação com foto no momento do exame, cópia da notificação no sistema ESUS-VE e requisição do exame assinada e carimbada pelo médico, além de estarem utilizando máscara de proteção.

Segundo a secretária de saúde de Juripiranga, Dalvaci Maria, a testagem rápida é uma ação importante no combate a pandemia do novo coronavirus porque minimiza a subnotificação dos casos e permite que as autoridades agilizem a abordagem e o atendimento.

Ainda segundo a secretária, o prefeito de Juripiranga, Dr Paulo Dália, tem demonstrado grande ímpeto e preocupação em combater a pandemia do município, tomando medidas importantes como esta, que visa fazer o translado dos pacientes para a testagem rápida em uma ambulância específica reservada exclusivamente para este fim, preservando assim os demais veículos da rede municipal de saúde que são utilizados para o atendimento nos demais casos de saúde, demonstrando assim ter a sua atenção voltada para a saúde da população de modo geral.

Realização: Prefeitura de Juripiranga, Secretaria de Saúde do  município