Escola Ronaldo reativa espaço verde com horta e pomar.

Alunos, professores e a gestão escolar reativaram oficialmente nesta segunda-feira dia 08 de abril na Escola Municipal de Ensino Infantil Governador Ronaldo Cunha Lima, da rede municipal de ensino de Juripiranga, o espaço verde constituído por uma horta e um pomar, um ambiente saudável e ao mesmo tempo educativo, que serve de laboratório para os pequenos desde cedo participarem de boas práticas de conservação do meio ambiente e da alimentação saudável.

O espaço verde administrado pela escola volta a funcionar com a participação ativa dos alunos, que são orientados pelos professores e coordenadores por meio de práticas pedagógicas, a lidar com preparo da terra, plantio, cultivo de verduras, frutas e hortaliças. Em edições anteriores, o trabalho com cultivo de alimentos saudáveis, além de contribuir para que os alunos cresçam em um ambiente de educação para a preservação do meio ambiente e da melhoria da saúde através de alimentos saudáveis, conseguiu render uma produção de alimentos que foram aproveitados na merenda dos próprios alunos da escola, como também os alimentos colhidos foram partilhados com outras escolas da rede municipal de ensino, contribuindo para uma parceria alimentar auto sustentável entre as escolas.

As práticas de alimentação saudável, inseridas no dia a dia dos alunos já rendeu a Escola Ronaldo o reconhecimento através do nacionalmente premiado trabalho realizado em parceria entre as secretarias municipais de educação e saúde, no qual a unidade de ensino serviu de exemplo de como inserir a boa alimentação na vida dos alunos, tendo o município sido premiado como a melhor experiência exitosa da Paraíba na categoria “Webdoc Brasil, Aqui tem SUS”, o que gerou como prêmio, a realização de um web documentário onde a referida escola foi destaque.

Para a gestora da escola, Milena Araújo, a reativação da horta e do pomar irá proporcionar para os alunos a possibilidade de aprender na prática, a importância do cultivo dos alimentos, entendendo todo o processo de plantio e colheita e, sobretudo, o quanto é fundamental se alimentar de produtos naturais e sem agrotóxicos, para a saúde e o crescimento saudável dos pequenos.

Realização: Prefeitura de Juripiranga, Secretaria de Educação do município.