Gestantes juripiranguenses conhecem de perto a maternidade do Hospital Regional de Itabaiana.

A Secretaria de Saúde de Juripiranga realizou nesta segunda-feira dia 27 de agosto uma visitação a Maternidade do Hospital Regional de Itabaiana (HRI) por gestantes que fazem o pré-natal em uma unidade pública de saúde do município.

A ação teve por objetivo munir as parturientes de informações que possam agregar mais conhecimentos essenciais a serem utilizados pelas mesmas durante tão delicado período, que é o da gestação. Além de conhecer a maternidade, as futuras mamães participaram de ações educativas promovidas pela equipe de profissionais do HRI, sendo ao final da visitação as mesmas contempladas com um singelo brinde.

O grupo de gestantes de Juripiranga foi acompanhado pela secretária de saúde do município, Dalvaci Maria e pela coordenadora municipal da atenção básica, Enilda Varelo, que também participaram das ações o tempo todo.

A visitação das gestantes à maternidade obedece um agendamento que contempla as grávidas que estão no 3º trimestre, ou seja, entre os 7º, 8º e 9º meses de gestação.

O município de Juripiranga é pioneiro em toda a região quando se trata do trabalho de vinculação, onde através de visitas guiadas, as futuras mães conhecem todo o fluxo de atendimento, desde a urgência até a alta. O objetivo é promover a segurança das parturientes e assim garantir um trabalho de parto mais tranquilo e humanizado, como determina a Lei Federal 11.340/2007 que garante à gestante o direito de ser informada anteriormente, pela equipe do pré-natal, sobre qual a maternidade de referência para seu parto e visitar o serviço antes do parto.

Vale salientar que o Ministério da Saúde preconiza a garantia do acolhimento, ampliação do acesso e melhoria da qualidade do PRÉ-NATAL através das ações da REDE CEGONHA, tendo como principais objetivos humanizar e garantir o melhor cuidado para mãe e para o bebê – desde o pré-natal até o parto, para reduzir a mortalidade materno-infantil e incentivar a realização de exames pré-natal.

As ações da Secretaria de Saúde de Juripiranga também elevam o patamar do município na implementação de políticas públicas voltadas para o fortalecimento e ampliação das garantias das crianças e adolescentes do município, o que dá a cidade, plenas condições de receber a certificação do SELO UNICEF edição 2017/2020, certame no qual o município pleiteia tal reconhecimento.

Realização: Prefeitura de Juripiranga, Secretaria de Saúde do município.