II Conferência Municipal do Idoso discute os desafios atuais da terceira idade.

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Juripiranga e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa realizaram nesta quarta-feira dia 27 de março a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Juripiranga.

O evento foi realizado na sede do CRAS e contou com a participação da população idosa, secretários municipais, do Conselho Municipal do Idoso, representado por Edneide Almeida (presidente) e Esita Almeida (vice-presidente) profissionais em saúde do município, além de representantes da sociedade civil organizada.

Com o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, a conferência se constituiu num momento importante para se discutir as atuais políticas públicas voltadas para a pessoa idosa, além de levantar e elencar propostas de forma democrática, que farão parte de um documento que representará o município durante a Conferência Estadual do Idoso, a ser realizada ainda este ano.

E como não poderia deixar de ser, o momento político do país com a mudança de governo e as propostas de mudanças previdenciárias que atingem negativamente a população idosa se constituiu no “fio condutor” das explanações da maioria dos oradores, que sinalizaram para uma flagrante perda de direitos desta faixa da população, caso a reforma da previdência proposta pelo Governo Federal seja aprovada no Congresso Nacional, o que refletiria diretamente na qualidade de vida dos mesmos, justamente no limiar da vida.

Além dos debates, abriu-se também espaço para a apresentação cultural do Grupo de Idosos do SCFV, que realizou um número de música e expressão corporal, onde os mesmos puderam se expressar artisticamente e ainda movimentar o corpo.

Depois das palestras, os presentes se dividiram em grupos para debater os eixos temáticos e por fim, eleger os delegados que irão representar o município na Conferência Estadual do Idoso.

E depois das discussões e construção das propostas municipais, foram eleitos como delegados a Esita Almeida, que representará o Governo Municipal e Josefa Fernandes, a popular D. Zefinha Bicheiro, representando a sociedade civil. Ambas levarão as propostas de Juripiranga para a Conferência Estadual do Idoso, que será realizada em breve.

Um evento de grande relevância para a população idosa de Juripiranga, que ao longo da atual gestão, tem recebido total atenção do poder público, com a implementação de ações através da Secretaria de Desenvolvimento Social do município, ofertando serviços socialmente inclusivos, assim como um permanente acompanhamento do Conselho Municipal do Idoso, que se constitui num verdadeiro guardião dos direitos e da dignidade da pessoa idosa.

Realização: Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e Secretaria de Desenvolvimento Social.

Apoio: Prefeitura de Juripiranga. Juntos, construiremos uma cidade cada vez melhor.