Médica do Centro de Atendimento à Covid-19 fala sobre o Protocolo Sanitário Estadual para o Dia de Finados em emissora de rádio.

Na última quinta-feira dia 29 de outubro, a médica do Centro de Atendimento à Covid-19, Dra Ágna, concedeu uma entrevista ao Programa “Show da Manhã”, apresentado pelo comunicador Dj Adilson, na Rádio Comunitária Ibiranga.
A mesma estava acompanhada pela coordenadora de vigilância municipal, Lucinha Andrade, que também participou do bate-papo.
Na ocasião, as entrevistadas explicaram os procedimentos adotados pela Secretaria de Saúde de Juripiranga para quem vai frequentar o Cemitério São Sebastião, o cemitério público de Juripiranga durante o feriado de Dia de Finados. Elas informaram que este ano por conta da pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde está seguindo o que preconiza o Protocolo Novo Normal para o Dia de Finados do Governo do Estado da Paraíba, que define uma série de medidas sanitárias a serem implementadas a fim de evitar aglomerações e a disseminação e contágio pelo novo coronavirus entre as pessoas.
Entre tais medidas, elas explicaram que não serão realizadas como de costume, celebrações religiosas dentro do cemitério, a fim de evitar aglomerações. Também foi orientado que pessoas do grupo de risco (com 60 anos ou mais, ou com comorbidades) ou que apresentem sintomas como tosse, febre ou dor de garganta, devem evitar frequentar o cemitério. Para as pessoas que irão frequentar os túmulos dos seus entes queridos, as entrevistadas recomendaram que as mesmas se previnam utilizando álcool gel para limpar as mãos, lembrando também que o uso de máscara será obrigatório para entrar no cemitério.
Durante a entrevista também foi informado que a Secretaria Municipal de Saúde estará dando todo o suporte para garantir a proteção sanitária para a população que visitará o cemitério, disponibilizando estações para higienização das mãos. Foi destacado também que é recomendado que os visitantes antecipem suas visitas, já que o cemitério se encontra aberto todos os dias e com isso evitar frequentar o local em horários de grande fluxo de pessoas.
Vale lembrar que todas estas medidas informadas na entrevista são de grande importância para que os juripiranguenses se previnam e evitem se contaminar com o novo coronavirus.
Realização: Prefeitura de Juripiranga, Secretaria de Saúde do município.