Pré-Natal do Parceiro: Secretaria de Saúde incentiva participação do homem no processo de gestação.

A Secretaria de Saúde de Juripiranga se alinha as políticas públicas nacionais de saúde e já insere no âmbito da saúde do município o Pré-Natal do Parceiro, uma ação inovadora que estimula a participação consciente de homens, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Os profissionais de saúde de Juripiranga desenvolvem esta ação voltada para a participação masculina, seguindo o que já é normatizado pelo Ministério da Saúde. Tal medida previne doenças e incentiva a prática do autocuidado e a partilha de responsabilidade.

A ação vai de encontro à um momento especial da mulher, repleto de significados e emoções para a família e um acontecimento que demanda uma série de cuidados como acompanhamento clínico e da família, e é aí que a gravidez também é assunto de homem.

Estimular a participação do pai/parceiro durante todo esse processo pode ser fundamental para o bem estar psicossocial da mãe, do bebê e dele próprio, sendo o pré-natal o momento oportuno para este estreitamento das relações.

Segundo a Secretária de Saúde de Juripiranga, Dalvaci Maria, o Pré-Natal do Parceiro é uma das principais “portas de entrada” aos serviços disponibilizados pela Atenção Básica do município, enfatizadas em ações orientadas à prevenção, promoção, ao já citado autocuidado e a adoção de um estilo de vida mais saudável.

Ela também destacou que a ação é uma das muitas atividades da gestão municipal que se enquadra de forma efetiva nos parâmetros exigidos para a certificação do Selo Unicef da edição 2017/2020, na qual o município concorre, ressaltando que o trabalho está no caminho certo e que a conquista do selo poderá significar mais avanços na já exitosa política intersetorial de proteção e atendimento as crianças e adolescentes no município.

Realização: Prefeitura de Juripiranga, Secretaria de Saúde do município.