Prefeito de Juripiranga participa de reunião que debateu a criação de projetos ambientais regionais.

A implementação de uma política ambiental transformadora e que envolva a população nas ações já é uma realidade em Juripiranga.

Considerando que a aplicação de políticas públicas visando a preservação do meio ambiente é um caminho irreversível e que conta com o acompanhamento e fiscalização do Ministério Público, o município de Juripiranga faz a sua parte, tomando iniciativas importantes.

Dando prosseguimento a este processo, o prefeito de Juripiranga, Dr Paulo Dália Teixeira, participou na tarde desta terça-feira dia 21 de janeiro de uma reunião realizada em Pedras de Fogo, onde representantes de várias entidades regionais e estaduais envolvidas em política ambiental debateram sobre os rumos que serão propostos para a implantação de meios de proteção ambiental na região.

O encontro aconteceu no IFPB Campus Pedras de Fogo. Além do prefeito Dr Paulo Dália, estiveram presentes também o prefeito de Pedras de Fogo, Derivaldo Romão, a coordenadora de Educação Ambiental de Pedras de Fogo Josineide Macedo, os representantes da Associação dos Plantadores de Cana-de-açúcar da Paraíba – ASPLAN, Neto Siqueira e Luiz Augusto, o diretor do Campus IFPB, professor Fred Campos e Maciel, representando o IFPB, e o Chefe de Divisão de Arborização e Reflorestamento da Secretaria do Meio Ambiente de João Pessoa, Anderson Fontes.

Em linhas gerais, no encontro foram discutidas as futuras parcerias regionais que serão desenvolvidas pelos municípios, através de projetos ambientais na área de compostagem para os resíduos orgânicos, com foco na produção de adubos orgânicos, visando auxiliar na recuperação de nossas nascentes.

O município de Juripiranga vem se preparando e cada vez mais se envolvendo numa verdadeira cruzada de ações ambientais em que vários municípios e órgãos estaduais estão fazendo com o intuito de erradicar os lixões, buscando conscientizar e envolver a população através da educação ambiental, a fim de que protagonize ações importantes, como a coleta seletiva, colaborando com a mesma a partir das suas próprias residências.

A gestão municipal em Juripiranga tem se destacado pelo volume de ações ambientais, onde se destacam a parceria com o Ministério Público da Paraíba na implementação do Projeto Asa Verde, onde alunos da rede municipal estão sendo capacitados pela SUDEMA,  e alçados a condição de Escoteiros Mirins, que terão a missão de trabalhar a conscientização ambiental na cidade, através de ações e campanhas, o lançamento no 09 de dezembro do ano passado     da Pedra Fundamental da Unidade Simplificada de Triagem e Compostagem e Aterro de Rejeitos e Resíduos Sólidos, que será construída no Sítio Salgado, próximo ao Lixão de Juripiranga, que abrigará todo o processo de reciclagem do lixo produzido pela cidade, um marco na política ambiental do município, além da recente aprovação por unanimidade na Câmara Municipal de Vereadores de Juripiranga do PL 021/19, que institui o programa “Cidade Sem Lixão. Troque Lixo por Alimentos e Recicle Vidas”, que visa implantar a coleta seletiva e proteger o meio ambiente no âmbito municipal, uma gama de iniciativas que colocam Juripiranga no primeiro time de municípios paraibanos comprometidos com a preservação do meio ambiente.

Prefeitura de Juripiranga. Juntos, construiremos uma cidade cada vez melhor.