Prefeitura de Juripiranga anuncia criação do Programa “Cidade Sem Lixão”.

Buscando envolver ainda mais a população do município na cruzada em prol da erradicação dos lixões e na proteção do meio ambiente, a Prefeitura de Juripiranga anunciou a implantação na cidade do Programa “Cidade Sem Lixão”, que permite por parte dos catadores de lixo, a troca de materiais recicláveis por alimentos oriundos da produção da agricultura familiar local.

O programa foi instituído no município por meio da Lei Municipal 661/2020, publicada no dia 17 de janeiro de 2020, assim como também pelo Decreto 013/2020, publicado no dia 18 de fevereiro de 2020, conferindo-lhe autenticidade para ser efetivado no âmbito da administração municipal.

Na prática, o programa dará o direito as pessoas que catarem estes lixos recicláveis como vidro, ferro, plástico, papel, papelão, enfim, todo material que possa ser reciclado, de trocarem por alimentos da agricultura familiar, como por exemplo, entregando 10kg de qualquer destes materiais, receberá como recompensa 01kg de alimentos como inhame, batata, macaxeira, etc. assim como entregando 20kg de recicláveis terá direito a 02kg destes alimentos e assim sucessivamente, ou seja, quanto maior a quantidade de lixo reciclável for entregue, maior a quantidade de alimentos à ser recebida.

A troca dos materiais recicláveis por alimentos se dará na sede da Prefeitura de Juripiranga, onde funcionará um posto arrecadador e onde também a população receberá um cupom que dará o direito de receber gratuitamente os alimentos, tudo custeado pela gestão municipal.

Para maiores informações a respeito do programa, procure o setor de meio ambiente na sede da Prefeitura de Juripiranga.

A iniciativa produzirá resultados positivos em vários aspectos para a população juripiranguense, a exemplo de uma melhor conscientização dos moradores em destinar corretamente o lixo produzido em suas residências, além de incentivar a produção da agricultura familiar da zona rural do município.

Participe você também desta grande empreitada e ajude a Juripiranga a ter uma qualidade de vida muito melhor.

Realização: Prefeitura de Juripiranga.  Juntos, construiremos uma cidade cada vez melhor.