Prefeitura de Juripiranga providencia confecção e distribuição de máscaras a população de prevenção ao novo coronavirus.

São várias medidas que a Prefeitura de Juripiranga vem tomando em tempo real por meio da Secretaria Municipal de Saúde, atualizando as ações que visam proteger a população, combatendo preventivamente o novo coronavirus. Reuniões entre a gestão administrativa e de saúde do município são realizadas permanentemente, para atualizar as estratégias de acordo com as mudanças diárias determinadas pelo Ministério da Saúde.

Dentre estas mais novas estratégias adotadas, a Prefeitura de Juripiranga, através da Secretaria de Saúde do município, providenciou a produção com máscaras de proteção por meio de produção local, que serão distribuídas em forma de kits contendo 05 unidades que serão distribuídas aos pacientes que apresentarem suspeita de infecção respiratória caracterizada com Síndrome Gripal.

Os kits serão distribuídos através dos agentes comunitários de saúde, que em seu trabalho, tem contato direto com a população diariamente, entregando os kits mediante o preenchimento de um formulário onde será descrita a situação clínica dos pacientes, como os sintomas, além de dados pessoais como endereço e telefone para contato, para um monitoramento mais eficiente dos referidos pacientes.

A medida vai de encontro com a orientação do Ministério da Saúde, que esta semana estimulou a população a confeccionar as suas próprias máscaras, por conta da alta demanda e escassez do produto em todo o país. O Ministério da Saúde também concluiu através de estudos que o uso de máscaras pode oferecer uma proteção cinco vezes maior a população do que sem usá-las.

A Secretaria Municipal de Saúde também já se prepara para ampliar na próxima semana a distribuição destes kits de máscaras para grupos de pacientes considerados vulneráveis, como aqueles com histórico de tratamento contra a tuberculose e asma, dando mais segurança sanitária a este público.

Realização: Prefeitura de Juripiranga, Secretaria de Saúde do município.