Profissionais de saúde de Juripiranga participam de treinamento laboratorial para diagnóstico de tuberculose.

Sempre capacitando os profissionais de saúde da rede municipal de atendimento em novos níveis de conhecimento, a Prefeitura de Juripiranga, através da Secretaria de Saúde do município, mais uma vez proporcionou a oportunidade de equipes de saúde do município, adquirirem mais técnicas através de treinamento.

Desta vez, a coordenadora do Laboratório Municipal, Marizângela, e a técnica de enfermagem do município, Daniele, participaram de um treinamento voltado para o Diagnóstico Laboratorial da Tuberculose através da baciloscopia, que é o principal método no diagnóstico para o controle e tratamento da tuberculose pulmonar, uma importante metodologia para atender da melhor forma, pacientes com a doença.

As profissionais também foram capacitadas na técnica de preparação e coloração da lâmina BK, importante procedimento na detecção da tuberculose e hanseníase, sob a instrução do bioquímico Dr Hilton. Especialistas no diagnóstico da lâmina BK, Dr Bergson, juntamente com a Dra Gorete, também responsável pela leitura na lâmina de baciloscopia, participaram da capacitação.

A capacitação, realizada no Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba – LACEN-PB em João Pessoa, foi de grande importância para a rede de saúde municipal, uma vez que o conhecimento adquirido será incrementado no protocolo de atendimento aos pacientes, visando de forma agilizada detectar com mais rapidez possíveis casos destas doenças infecciosas que porventura venham acometer a população.

Realização: Prefeitura de Juripiranga, Secretaria de Saúde do município

COMPARTILHAR