PROJETO LED: Prefeitura autoriza substituição total das lâmpadas dos postes do interior do Cemitério Público para as do tipo LED.

A Secretaria de Infraestrutura do município de Juripiranga recebeu no último dia 12 de setembro de 2018, autorização do Prefeito Paulo Dália para fazer a substituição das lâmpadas dos postes que iluminam o interior do Cemitério São Sebastião.

Desde que o município ampliou o número de postes dentro do Cemitério em 2013 até o presente momento, a Secretaria Municipal de Infraestrutura vinha utilizando lâmpadas tipo vapor metálico de 70 watts no local. No entanto, uma decisão recente do Prefeito Paulo Dália determinou que a SEINFRA desse início aos testes para viabilizar a implantação de um projeto que visa a substituição de todas as lâmpadas da iluminação pública – que hoje são do tipo vapor de sódio – para as charmosas e eficientes lâmpadas de LED.

Até o momento, apenas duas lâmpadas de LED foram colocadas nos postes da iluminação pública na Rua Maranhão, o local vem sendo monitorado diariamente para que haja a certificação de que a implantação do projeto valha ou não a pena.

Quanto a utilidade e capacidade das lâmpadas não há o que discutir. O que vem sendo avaliado na verdade é aprovação por parte da população e confirmação da durabilidade da lâmpada, já que é bastante comum ocorrer oscilações na tensão elétrica em áreas mais afastadas do centro da cidade.

A gestão municipal entende que o projeto mesmo sendo audacioso, é conveniente para a gestão municipal, em virtude da redução do consumo de energia elétrica que resultará na redução do valor na conta em longo prazo, haja vista que a Prefeitura de início terá de fazer um investimento bastante alto para alcançar a realização de 100% desse projeto no município.

Desta forma o próximo passo será dado nesta próxima segunda feira (17), quando os eletricistas estarão de plantão no Cemitério Público para fazer esse trabalho. As lâmpadas e reatores de vapor metálico que forem substituídas no interior do cemitério, ainda serão reutilizadas para iluminar as áreas que ainda não possuírem o serviço elétrico nos postes.

Vale também ressaltar que a gestão municipal tem dado atenção especial ao Cemitério Público, que se encontra permanentemente limpo, recebendo dentro em breve nova pintura na capela e nos muros.

Realização: Prefeitura de Juripiranga, Secretaria de Infraestrutura, Agricultura e Meio Ambiente do município.