Saúde: Juripiranga realiza ação contra o câncer bucal na feira livre do município.

Buscando alertar a população para os cuidados e prevenção do Câncer de Boca, a Prefeitura de Juripiranga, através da Secretaria de Saúde do município, promoveu nesta quarta-feira dia 22 de maio uma mobilização sobre a doença que atinge muitos brasileiros e se constitui em um grave problema de saúde pública.

A ação aconteceu em uma tenda montada na feira livre de Juripiranga, justamente no fluxo de transeuntes que por ali passavam, contando com todos os dentistas e Auxiliares de Saúde Bucal (ASB) da Atenção Básica, além da dentista Marcilene Tavares e ASBs do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Juripiranga.

A população abordada recebeu atendimento dos profissionais disponíveis na tenda que com ações preventivas, que orientaram as pessoas sobre como detectar o problema através do autoexame, além de realizar procedimentos de avaliação.

O coordenador de saúde bucal, Fábio do Nascimento, ressaltou que a procura periódica pelo dentista, ajuda bastante na prevenção do Câncer de Boca e outras doenças. Ele alertou que a visita ao dentista deve ser periódica para evitar riscos à saúde bucal e prevenir contra as cáries, detectar precocemente lesões cancerígenas e outras enfermidades.

A secretária municipal de saúde, Dalvaci Maria, destacou que o objetivo de uma mobilização como esta é intensificar os trabalhos de prevenção e educação em saúde bucal, com foco na prevenção das doenças.

O Câncer de Boca tem como principais fatores de riscos, o uso de tabaco, bebidas alcoólicas e exposição excessivas à radiação solar.

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no ano de 2018, foram contabilizados 14,7 mil casos de câncer de boca, sendo 11,2 mil homens e 3,5 mil mulheres.

Portanto, a iniciativa de buscar informações sobre o assunto depende de você. Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa. Os profissionais da área repassarão as medidas corretas a serem tomadas.

Realização: Prefeitura de Juripiranga, Secretaria de Saúde do município.