Secretaria de Desenvolvimento Social realiza primeira capacitação do Programa Família Acolhedora.

A Prefeitura de Juripiranga, através da Secretaria de Desenvolvimento Social do município, deu mais um passo para a implantação de mais um programa de cunho social que vai beneficiar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na cidade.

Trata-se do Sistema de Acolhimento em Família Acolhedora, um programa que está inserido na Política Nacional de Assistência Social /PNAS-2004, no Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária (PNCFC 2006) e no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), alterado pela Lei nº 12.010/09 e que agora chega em Juripiranga, em parceria com a gestão municipal.

E a primeira capacitação do programa aconteceu nesta quarta-feira dia 22 de janeiro, na sede do CRAS de Juripiranga, sendo ministrada pela secretária de desenvolvimento social do município, Marta Marinho, que apresentou as etapas, a metodologia e os critérios estabelecidos pela Lei Municipal 638/2018, que rege a implantação e execução do programa.

Também durante a ocasião, foi apresentada a coordenadora do programa em Juripiranga, Rosalina Diniz, que será a responsável por implementar o   Sistema de Acolhimento em Família Acolhedora no município.

Ainda segundo a secretária Marta Marinho, haverá uma segunda capacitação, que será realizada com a anuência e apoio da equipe da Alta Complexidade da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Humano.

Vale ressaltar que a família acolhedora não está relacionada a adoção, e sim colocar uma criança provisoriamente na casa de uma família, que a acolherá, administrando suas atividades cotidianas como levar a escola, aos postos de saúde acompanhando a sua saúde, sob a supervisão técnica de uma equipe auxiliar, que dará suporte na durante a acolhida.

Este é mais um programa ofertado pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Juripiranga, que busca sempre disponibilizar a população, programas preconizados pela Política Nacional de Assistência Social e que se constitui em mais uma medida protetiva para crianças e adolescentes vítimas de violação de direitos no município.

Realização: Prefeitura de Juripiranga. Secretaria de Desenvolvimento Social do município.