Secretaria de Saúde implanta ouvidoria e pesquisa de satisfação nas unidades básicas de saúde de Juripiranga.

A Secretaria de Saúde conta, agora, com o serviço de ouvidoria em todas as unidades de atendimento em saúde do município.

O sistema consiste na instalação de caixinhas de acrílico coletoras com um formulário contendo uma pesquisa de satisfação do usuário, onde a população registrará a sua opinião sobre o atendimento daquela unidade de saúde numa escala que vai de “muito satisfeito” a “insatisfeito”, medindo também diversos outros aspectos do serviço como acesso, acolhimento, qualidade do atendimento, tempo de espera para ser atendido, encaminhamento para os centros de referência e o acompanhamento do usuário na rede de serviço.

O formulário também irá medir com a mesma escala, a satisfação do paciente na qualidade do atendimento dos profissionais de saúde como médicos, enfermeiras, dentistas, técnicos de enfermagem e recepcionistas, assim como a oferta de serviços da equipe da respectiva unidade de saúde como curativos, vacinação, retirada de pontos, entre outros.

A implantação deste serviço cria um mecanismo resultante da necessidade de se ter  um meio efetivo para que o cidadão possa fazer suas denúncias, elogios, informações, reclamações, solicitações e sugestões de maneira segura e direta.

E o mais importante: obter uma resposta consistente e rápida das reais necessidades dos pacientes, para através deste feedback, promover melhorias na qualidade do atendimento a população juripiranguense na rede municipal de atendimento.

A secretária municipal de saúde, Dalvaci Maria, ressalta que o usuário pode ficar à vontade para opinar no preenchimento dos formulários com suas sugestões e críticas, uma vez que as equipes de todas as unidades de saúde estão a postos para orientar os pacientes sobre como preenchê-los e registrar de forma satisfatória a sua importante opinião sobre os serviços.

Realização: Prefeitura de Juripiranga, Secretaria de Saúde do município.