Secretaria de Saúde realiza a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo.

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo teve início neste sábado dia 19 de outubro em Juripiranga. Neste que foi chamado de Dia “D” da Vacinação, todos os postos do município estiveram abertos e preparados durante todo este sábado recebendo a população.

PÚBLICO-ALVO VACINADO

Foram vacinadas crianças de seis a 11 meses, que tomaram a chamada “dose zero”, com 12 meses que receberam a tríplice viral e com 15 meses, sendo aplicada a chamada tetra viral. Crianças de até quatro anos, 11 meses e 29 dias, tiveram o cartão de vacinação atualizado e a vacina foi aplicada conforme a situação encontrada. Nos casos em que foram comprovadas as duas doses, não foi necessária a aplicação de mais uma dose, sendo a criança considerada imunizada.

O objetivo da campanha é atualizar a caderneta de vacinação das crianças menores de cinco anos com esquema vacinal atrasado e atingir a meta do Ministério da Saúde de imunizar 95% das crianças de um ano de idade.

Ainda como reforço para a Campanha, a Secretaria Municipal de Saúde orienta os profissionais das salas de vacina para que realizem a busca ativa com a aplicação das vacinas, criando uma barreira epidemiológica para proteger a população.

A Campanha se constituiu numa grande mobilização dos profissionais em saúde do município como vacinadoras, enfermeiras, técnicas de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde, contando com o suporte da e acompanhamento da secretária de Saúde de Juripiranga, Dalvaci Maria, da coordenadora de imunização, Cleide Pereira e da coordenadora de Atenção Básica, Enilda Varello, que marcaram presença durante os trabalhos.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil acumula 13 mortes em decorrência dessa enfermidade. Sete delas — mais da metade, portanto — ocorreram em menores de 05 anos. Entre os óbitos, apenas um paciente estava previamente imunizado.

A segunda fase da campanha começa no dia 18 de novembro e se concentra nos brasileiros de 20 a 29 anos. É um subgrupo da população com menores taxas de vacinação.

E a gestão em saúde de Juripiranga está atenta e preparada para receber e atender a população durante esta campanha em todas as suas etapas.

Realização: Prefeitura de Juripiranga, Secretaria de Saúde do município.