SELO UNICEF: Juripiranga realiza 1º Fórum Comunitário.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Juripiranga, realizou nesta terça-feira dia 28 de agosto o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF.

O evento ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Juripiranga e reuniu autoridades locais e regionais, além de diversos segmentos da administração municipal e da sociedade civil organizada, para debater e preparar a população objetivando a certificação do Selo UNICEF, um reconhecimento internacional pelas boas práticas e políticas públicas que garantam o desenvolvimento e a seguridade das crianças e adolescentes.

Estiveram presentes no Fórum, o prefeito Drº Paulo Dália, o presidente da Câmara Municipal, vereador Tiago Mariz, a secretária de desenvolvimento social do município, Marta Marinho, a secretária de saúde do município, Dalvaci Maria, o secretário de municipal de educação, Rodrigo Cavalcanti, o secretário de administração e planejamento, Osmar Anízio e a secretária municipal de finanças, Vanda Fernandes Santos, Ana Paula, psicóloga do CREAS (Centro de Referência de Assistência Social) da cidade de Salgado de São Félix, além da participação do Pastor Marcos da Igreja Batista do Calvário, de Dona Zefinha, representando os sindicatos, assim como conselheiros tutelares municipais, representantes da cultura local e estudantes da rede municipal de ensino. O NUCA – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Juripiranga também participou do fórum, assim como também estiveram presentes representantes do Ministério Público da Comarca de Itabaiana, que prestigiaram o evento.

Após os votos de boas vindas, da fala do prefeito, dos secretários e apresentação dos membros que compõem a equipe multisetorial incumbida de planejar e por em prática todas as etapas que nortearão a certificação do Selo UNICEF na edição 2017/2020, a articuladora Edineide Almeida, explicou a dinâmica do fórum e convidou a todos os presentes para acompanharem uma apresentação cultural.

O público presente mais uma vez se encantou com a apresentação da Banda de Flautas Doce do SCFV, que fez uma belíssima apresentação, cada vez mais afinados, mostrando uma progressiva desenvoltura.

Mediada pela secretária Marta Marinho, pela presidente do CMDCA, Esita Almeida e pela articuladora do Selo UNICEF no município, Edineide Almeida, a programação do evento teve como principal objetivo apresentar a metodologia de trabalho demonstrando os possíveis critérios que poderão garantir ao município a certificação do Selo.

A presidente do CMDCA, Esita Almeida e a articuladora Edineide Almeida apresentaram as diretrizes, conceito e os objetivos do Selo UNICEF num momento de preparação para a formação dos grupos que posteriormente discutiram e apresentaram as suas sugestões e propostas.

O público presente foi dividido em grupos para trabalhar eixos temáticos e levantar propostas de cada equipe que ao final foram apresentadas para todos. As propostas farão parte de um Plano de Ação que norteará os trabalhos até 2020.

A articuladora Edineide Almeida explicou ainda que ao longo do ano de 2019 haverá uma reunião intermediária com o objetivo de monitorar e fazer um levantamento de como estará sendo colocado em prática o Plano de Ação e em 2020 acontecerá o II Fórum Comunitário do Selo UNICEF, tendo na sequência a culminância de todo este trabalho com a certificação do Selo.

Um trabalho feito por muitas mãos e mentes, reunidos em prol do desenvolvimento  e da proteção das crianças e adolescentes de Juripiranga.

Realização: Prefeitura de Juripiranga, Juntos Construiremos uma cidade cada vez melhor.