Aspectos Gerais

Juripiranga é uma cidade no estado da Paraíba, localizado na Região Geográfica Imediata de João Pessoa.

História

O município de Juripiranga teve início por volta de 1777 quando Braz Gomes Tavares e outros membros de sua família localizaram-se num lugar conhecido por Serrinha de baixo, que hoje está distante 01 quilômetro da atual sede Municipal. Pouco tempo depois ali foram instalar suas moradas, Francisco Félix e a família Chagas. No lugarejo foi construído um “Cruzeiro” em volta do qual eram realizadas as festas religiosas.

Alguns anos se passaram até que a Família Guedes e Ferreira, procedente do Sertão, depois de virem do exterior localizou-se no lugar onde hoje se encontra edificada a cidade, ao qual deram o nome de Serrinha de Cima. Os Guedes e Ferreira também participaram do desenvolvimento econômico da região, quando trouxeram o beneficiamento do comércio para a cidade.

Conquistou sua emancipação política em 22 de dezembro de 1961, desmembrado de Pilar.

Geografia

Encontra-se situado na Mesorregião da Mata Paraibana. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2010 sua população era estimada em 10.237 habitantes. Área territorial de 79 km².

Educação

Escolas:

Padroeira

A padroeira de Juripiranga é Nossa Senhora da Soledade, cuja festa religiosa é comemorada todos os anos pela comunidade no período de 06 a 15 do mês de setembro. O dia de São Sebastião que é co-padroeiro em Juripiranga é comemorado em Fevereiro com muita festa, tendo a parte religiosa e a parte social, acontecendo na medida do possível sempre uma semana antes do carnaval. Assim, Juripiranga reconhece (Nossa Senhora da Soledade e São Sebastião) como padroeiros.

Artesanato

Em Juripiranga, destaca-se o trançado (ou a trança), principalmente para a confecção de chapéus e vassouras. A matéria-prima utilizada é a palha da carnaúba e o caruá.

Referências

  1.  IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010
  2.  «Censo Populacional 2010»Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010
  3.  «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil»Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008
  4. ↑ Ir para:a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010


Mais Lidas

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Aviso de Privacidade.