PREFEITURA DE JURIPIRANGA REALIZA EXPOSIÇÃO REFERENTE AO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

por Paulo Souza Publicado em 24/08/2022 às 17:00

Nessa quarta-feira (24) foi realizada a exposição "Armas Brancas do Medo: desnaturalizar é preciso!".

O evento faz parte do calendário da prefeitura e é alusivo ao mês Agosto Lilás de enfrentamento e combate à violência contra a mulher. A exposição foi aberta ao público a partir das 14:00h no ginásio poliesportivo Antonio Maroja Guedes “o Marojão”. A servidora do TJPB, Thayse Vilar é curadora da exposição e na oportunidade também ministrou uma palestra sobre o tema exposto.

A exposição reúne objetos apreendidos em flagrantes de violência doméstica, na capital da Paraíba, e os quais ela expõe numa abordagem pedagógica levantando a reflexão sobre a naturalização da violência contra a mulher, no ambiente doméstico e familiar. Junto à exposição, Thayse Vilar traz sua palestra durante a qual aborda questões como “o que é violência doméstica?”, quais as maneiras de enfrentar o problema?

Sobre o que é o ciclo da violência doméstica, sobre a "rota crítica" que as mulheres percorrem na ruptura dos relacionamentos abusivos e sobre rede de apoio à mulher em situação de violência.

A exposição tem percorrido os municípios da Paraíba, a convite das escolas, públicas e privadas, das secretarias de Educação, Assistência Social, de Políticas Públicas para as mulheres.

O objetivo, segundo ela, é alcançar o maior número de pessoas para que, refletindo a partir do impacto que a exposição dos objetos utilizados em situações de violência causa, cada um possa se fortalecer para o enfrentamento, possa rever sua própria tolerância e naturalização desse tipo de Violência, ainda tão frequente em nosso contexto social.

A exposição conta com o apoio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência do TJPB que incentiva as iniciativas dos servidores que buscam a difusão da necessidade de enfrentamento e combate à violência doméstica.