PREFEITURA DE JURIPIRANGA REALIZA DIÁLOGO CULTURAL SOBRE A LEI PAULO GUSTAVO

Publicado em 07/08/2023 às 17:00

A Prefeitura Municipal de Juripiranga, através da Secretaria de Cultura Esporte e Turismo, realizou neste dia 07 de agosto, às 16h00, no Clube Municipal de Juripiranga, uma consulta pública sobre a implementação da Lei Paulo Gustavo aos artistas e fazedores de cultura do município.

A Lei Paulo Gustavo prevê o repasse de R$ 3,86 bilhões a Estados, Municípios e ao Distrito Federal para aplicação em ações emergenciais que visem a combater e mitigar os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre o setor cultural.

O apoio previsto pela lei inclui a cultura brasileira em toda a sua diversidade. São elegíveis para receber recursos fazedores de cultura de áreas como artes visuais; leitura e literatura; expressões artísticas e culturais de povos tradicionais; coletivos culturais não formalizados; carnaval; cultura hip-hop e funk; entre outros.

As ações beneficiadas podem ser tanto presenciais quanto online. Além da distribuição, a norma prevê a democratização dos recursos. Os entes da federação devem garantir que as ações sejam realizadas com consulta tanto à comunidade cultural quanto à sociedade civil. Há, ainda, o compromisso com o fortalecimento ou a criação dos sistemas estaduais, distrital e municipais de cultura, por meio dos conselhos, dos planos e dos fundos estaduais, distrital e municipais de cultura.

Os beneficiários da lei devem prestar contrapartidas ao recebimento do aporte. No caso de contrapartidas sociais, são admitidas medidas como a exibição gratuita de produções cinematográficas, a acessibilidade para pessoas com deficiência e o direcionamento de ações a alunos e professores da rede pública de ensino. Há, também, a obrigatoriedade de prestar contas à administração pública.

Prefeitura de Juripiranga, sempre ao seu lado!